Fazendo Animações...

"Identidade e Diferença - Derrubando Barreiras"

      Edição: Priscila 


Criação: Dilma - Pedro Paulo - Priscila


Feito por: Dilma - Pedro Paulo - Priscila

 

                 A animação digital é a arte de criar imagens em movimento utilizando computadores. É um subcampo da computação gráfica e da animação. São criados cada vez mais trabalhos com o uso de gráficos de computador a 3D, mas ainda se usam bastante os gráficos de computador a 2D. Por vezes, o destino da animação é o próprio computador, mas por vezes é outro meio, como filmes dedicados para propaganda e cinema.


Histórico

              A história da animação digital está diretamente relacionada com a história da computação gráfica. Desde os primeiros dispositivos disponíveis foram percebidas as possibilidades de uso para geração de ilusão de movimento.

              Uma imagem é apresentada no écran (monitor no Brasil) do computador e de seguida é rapidamente substituída por uma nova imagem, semelhante à anterior mas ligeiramente modificada. Esta técnica é idêntica ao modo como a ilusão de movimento é conseguida com a televisão e os filmes.

               A animação computacional 3D é, antes de mais nada, o sucessor digital da animação por stop motion; a figura animada é modelada no monitor e "vestida" com um esqueleto virtual. Então os membros, olhos, bocas, roupas, etc., da figura 3D são movimentadas pelo animador. Finalmente, a animação é renderizada.


                         Animação 3D Stop Motion.


       Conhecido pelo público em geral como "animação de massinha" o Stop Motion é uma animação de bonecos. A medida que vai-se mexendo, vai se fotografando. É uma trabalheira gigantesca, mas quando bem feito nos surpreende absurdamente.

        Além de criar cenários, os bonecos não são só de Massinha. O que costumamos ver é apenas o Revestimento. Por dentro dos bonecos existe muitas vezes uma armadura feita de vários materiais (como por exemplo no site do modelador John Wright. Os mais simples são Arame e  poliuretano. Por fora muitas vezes temos massinha, latéx e vários materiais de revestimento.

              Depois com tudo pronto e um bom projeto de animação é mexer os bonecos aos poucos e fotografando. A Camêra de preferência deve ficar sobre um tripé e com controle externo, pois durante a filmagem a câmera não pode se mover. Com a sequência de fotos, trata-se de novo num editor de imagens (apaga-se fios ou maquinhas que seguram o boneco, reajuste de luz, cores,etc.) e vamos para a edição.


               Animação 3D Computação Gráfica.


              Considerado a onda do momento. Os grandes estúdios como a Pixar e a Dreamworks animation costumam criar os próprios softwares de modelagem, animação e renderização e animação 3D.

          Mas os animadores idependentes podem contar com o 3D Studio Max, o Maya e o gratuito Blender. Este último sendo muito elogiado pelos animadores e desenvolvedores de jogos. Depois de modelar o personagem, animar e renderizar partimos para a Edição de Vídeo.

             Edição de Vídeo


            A edição costuma ser feita no After Effects ou para quem usa Mac o Final Cut Pro. Mas as grande produtoras costumam ter seu próprio software de edição de sequências de vídeo. Até quem frequenta o Anima Mundi viu que a IBM desenvolveu o MUAN(Manipulador Universal de Animação), um programa para realizar a sequência das imagens das oficinas que o Festival oferece.

            Existem muitas outras técnicas de animação: Areia, Pixilation, Recorte e pretendo falar deles em breve. Aqui quis fazer apenas um apanhado do que temos de mais conhecido.


>>http://www.sobresites.com/animacao/ferramentas.htm<<

 

 
Make a Free Website with Yola.